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Cadastrar no Airbnb: 6 dicas para fazer tudo certo

O Airbnb é, na minha opinião, a melhor agência online de reservas (OTA) disponível hoje. Além de fazer um trabalho excepcional em segurança para hóspedes e anfitriões, é também possivelmente a agência que mais dita as regras do mercado e conhece as tendências, não apenas na área de hospedagem, mas de turismo em geral.

Já dissemos aqui no Blog que existe um crescimento forte na demanda por turismo de experiência, tendência essa apontada em estudo feito pela Google. O Airbnb provavelmente já sabia disso, tanto que lançou e tem investido pesado na sua plataforma de experiências, o Airbnb Experience. Hoje essas opções aparecem em primeiro lugar nas buscas no aplicativo, antes mesmo das hospedagens disponíveis.

Sobre o uso no dia a dia, nós anfitriões sabemos o quanto é importante ter um contato facilitado com as OTA’s, já que problemas e situações eventualmente ocorrem e precisam de solução o mais rápido possível. Falar com o Airbnb é muito mais simples e mais rápido do que com qualquer outra OTA e, caso você trabalhe corretamente e de maneira honesta, sempre resolverão seu problema de forma justa.

O pagamento feito pela plataforma divide opiniões. Eles trabalham com depósito em conta, que é feito um dia após a chegada do hóspede no estabelecimento, portanto, mesmo que a reserva seja feita com muita antecedência, é preciso aguardar a chegada do hóspede para receber. Na hotelaria, é de praxe receber pelo menos parte da reserva antecipadamente, então profissionais do ramo costumam criticar o modelo de pagamento do Airbnb, e com razão. Por outro lado, não existe risco de cashback, ou seja, estorno de pagamento feito por um hóspede desonesto, algo comum em cobranças antecipadas feitas por cartão de crédito. O depósito em conta após a chegada também dá uma segurança maior para o hóspede, já que este terá seu valor 100% devolvido no cartão caso haja algum problema com a estadia (desde que adequadamente comprovado).

A taxa do Airbnb também é bastante competitiva, por eles trabalharem com divisão de cobrança. Em vez de cobrar apenas um percentual do anfitrião, o aplicativo cobra 3% do anfitrião e mais 13% do hóspede. Portanto, na diária de R$ 100,00, o anfitrião recebe 97, o hóspede paga 113 e o Airbnb ganha 16. Há opção de somar na cobrança taxas extras como limpeza, serviço ou hóspede adicional.

Quando fizer seu cadastro no aplicativo, ou quando adicionar quartos/apartamentos novos, alguns cuidados são importantes para que tudo funcione perfeitamente. Veja nossas dicas abaixo:

1 Cuidado com reservas instantâneas

A reserva instantânea é aquela em que o hóspede vê a vaga, coloca os dados do cartão e confirma a estadia, sem a necessidade de aprovação do anfitrião. A maioria dos anfitriões não utiliza a reserva instantânea, porque preferem ter um controle maior sobre a hospedagem, mas há algumas vantagens em a usar. Uma delas é que Airbnb prioriza hospedagens que oferecem esta opção, e também é possível definir quais perfis podem fazer, quem tem apenas boas avaliações por exemplo.

O problema é que nem sempre é possível controlar a agenda de reservas de maneira que os hóspedes possam simplesmente alugar o quarto, sem a necessidade de passar pela autorização do anfitrião. Caso você não utilize um Channel Manager, ou se não tem 100% de controle sobre sua agenda, utilizar a reserva instantânea pode ser um tiro no pé.

Isso porque o aplicativo irá te punir caso cancele uma reserva confirmada, e a reserva instantânea já é confirmada. A punição é em cobrança, que pode ser de centenas de reais dependendo do cancelamento. O valor é assim alto porque o Airbnb quer que os hóspedes não precisem se preocupar, se pagaram por um espaço, terão o espaço, o que é correto.

O anfitrião que aceita reserva instantânea tem o direito de cancelar até três reservas por ano sem punições, então ainda há uma margem para erros

Caso você não queira arriscar, veja como bloquear a ferramenta, para que todos os pedidos de reservas passem pela sua aprovação:

Durante a criação do anúncio, você cairá na página abaixo. Clique em “Eu quero analisar cada um dos pedidos”.

Airbnb reserva instantânea

O aplicativo te avisará sobre as consequências de não utilizar a reserva instantânea. Confirme que entende e prossiga

Airbnb reserva instantânea manter calendário atualizado

2 Não use o Preço Inteligente

O Airbnb oferece uma ferramenta chamada Preço Inteligente que, segundo o aplicativo, se utiliza de dados de mercado para aumentar ou diminuir o preço. Caso haja muita demanda para um determinado período, como o réveillon por exemplo, o preço aumenta automaticamente e o anfitrião consegue aproveitar melhor esses momentos, sem precisar mudar manualmente os valores. A margem de valores é definida pelo anfitrião, que escolhe preços mínimo e máximo que para cada anúncio.

Na prática a ferramenta não funciona, precisa melhorar muito ainda.

Uma das maiores reclamações de novos usuários do Airbnb é relacionada à essas duas features comentadas aqui: Reserva Instantânea e Preço Inteligente.

Acontece que, quando se está criando um anúncio novo, a plataforma faz o usuário escolher as ferramentas automaticamente, e quem não conhece acaba seguindo o passo a passo natural da criação do anúncio e aceita usar tanto reserva instantânea quanto preço inteligente.

Como o Preço Inteligente não funciona, é impressionantemente comum ouvir reclamações de novos usuários que entraram no Airbnb e, sem conhecer o sistema, acabaram recebendo uma reserva para um determinado período, como réveillon ou carnaval, por um preço absurdamente baixo. Ao tentar cancelar a reserva, há o aviso de que cancelamento gera punição, mas não é verdade, quem tem reserva instantânea pode cancelar até três vezes num período de doze meses, sem punição.

Felizmente você é leitor do Blog ViP e sabe que não deve usar o Preço Inteligente do Airbnb. Veja como fazer:

O Airbnb já configura automaticamente a reserva instantânea e o preço inteligente. Quando você cair na página abaixo, basta clicar em “Usar somente o preço básico”.

Definir preço inteligente no Airbnb

3 Título do anúncio

Quando o usuário buscar pelo local onde você tem hospedagem, ele olhará primeira para duas informações: sua foto e o nome do seu anúncio.

No nome do anúncio, procure ser o mais específico possível, pense no que há de mais importante na região e que possa ser mais interessante para o usuário. Por exemplo, se for próximo à uma universidade e em um bom bairro, o título pode ser “Apartamento completo no Bancários, 5 min da UFPB”. Veja que o título fala o tipo de imóvel (apartamento completo), o nome do bairro (Bancários – um bairro bom na cidade de João Pessoa) e uma localização de interesse para, possivelmente, a maioria dos usuários (5 minutos da universidade).

Durante a procura por hospedagem, aparecem poucas informações sobre cada anúncio na página principal, basicamente o nome, uma foto principal, número de estrelas das avaliações, tipo de hospedagem e alguns atributos, como Wi-Fi e estacionamento. Pense no que você tem de melhor e use no título. Colocar o nome do bairro ou da rua, e do que você está próximo, são boas estratégias. Leve em consideração o que seu hóspede mais valoriza durante a estadia.

4 Foto do anúncio

Você sabia que fotos bem tiradas foram o fator decisivo para o sucesso do Airbnb? Lá em 2008, quando a empresa estava começando, conseguiram alguns imóveis, cadastraram, mas não geravam resultados. Os três sócios checaram o porquê e descobriram que os anfitriões não estavam colocando fotos boas e, consequentemente, não deixavam os anúncios interessantes para ganhar reservas.

A solução foi simples. Os sócios estudantes (hoje bilionários) foram pessoalmente, de porta em porta, tirar as fotos dos imóveis cadastrados no que, na época, era apenas um site. Imediatamente os resultaram dobraram de 200 dólares por semana para 400 dólares por semana, e a partir daí já sabemos o que aconteceu.

Ter boas fotos nos anúncios é tão importante, que o próprio Airbnb tem um serviço de fotografia onde os usuários podem solicitar as fotos profissionais. É só solicitar que um fotógrafo irá até a casa e, acredite, o serviço não é cobrado no ato, mas o valor descontado de reservas futuras. Dentro da central de ajuda do Airbnb também há um artigo sobre como tirar boas fotos, além de outros sobre o tema. Eles valorizam muito o segredo que os fez chegar ao topo do mundo! E você também deveria valorizar.

História do Airbnb

5 Descrição do anúncio

O Airbnb oferece 500 caracteres para você descrever sua hospedagem. Essa será a descrição principal, que aparece assim que o usuário abrir o anúncio, então a quantidade de caracteres é muito baixa. Mas há um jeito de escrever mais.

Outras quatro descrições são disponíveis para o anfitrião caprichar nas informações: descrever o espaço, falar sobre sua disponibilidade, sobre o bairro e sobre transportes. Essas informações extras não aparecem imediatamente no anúncio, o usuário precisa clicar para vê-las, o que diminui o número de visualizações.

Como resolver: Aproveite seus 500 caracteres para escrever as principais informações e, logo no final, escreva algo como “clique abaixo para mais informações”. Incentive o usuário a saber mais. O lugar onde ele irá clicar será sua descrição sobre o espaço, e lá não tem limites de caracteres, pode falar à vontade!

Escrever em detalhes o que você oferece tem duas vantagens: O usuário verá que você é um anfitrião com disposição em ajudar e informar; e você terá a tranquilidade de saber que todas as informações sobre o local foram passadas, ou seja, não há como alguém alegar que não sabia de determinada regra.

Dica extra: Caso você aceite animais, deixe bem claras na descrição quais são as regras para receber os pets. Caso contrário, pode acontecer algo muito comum, que é um hóspede reservar e aparecer com pets no seu local sem ter avisado antecipadamente, pois seu anúncio dizia que os aceita. E você não poderá recusar, mesmo que sejam três pastores alemães no seu apartamento de 50 metros quadrados.

6 Políticas de cancelamento

A última dica deste post é sobre sua política de cancelamento. Já pensou se você reservar seus apartamentos durante um período de alta demanda e, em cima da hora, os hóspedes cancelam e você ganhar absolutamente nada, justamente porque estava com política flexível? Pois é, acontece muito!

De maneira geral, existem três tipos de políticas de cancelamento no Airbnb: Flexível, Moderada e Rigorosa.

Na política flexível o hóspede pode cancelar até 24 horas antes da estadia e receberá o valor integral, com algumas exceções. Na moderada, o cancelamento com reembolso é de até cinco dias antes do check in, e na Rigorosa o hóspede tem 24 horas após a reserva e 14 dias antes do check in para cancelar e receber 100% do valor pago.

Para mais detalhes sobre as políticas aplicadas pelo aplicativo, leia o artigo sobre o tema diretamente na central de ajuda do Airbnb.

Seu cuidado deve ser em preservar sua fonte de renda, portanto, jamais deixe uma hospedagem disponível para reservas em períodos de alta demanda, com política flexível de cancelamento. Por outro lado, em períodos de pouca procura, a tarifa flexível ajuda a gerar mais reservas, uma vez que os hóspedes preferem alugar locais com esse tipo de política.

Sua tarefa é equilibrar os anúncios constantemente, a fim de trabalhar sempre da maneira mais eficiente para sua empresa. É trabalhoso? Sim, muito! Na dúvida, trabalhe sempre com políticas mais rigorosas e com um calendário mais restrito para reservas antecipadas, um mês por exemplo.

Veja como fazer:

 

Após concluir todo o processo do seu anúncio, na sua página principal, clique em “quartos”. Escolha o anúncio e clique em “Configurações de reserva”, conforme imagem:

Política de cancelamento do Airbnb

No final da próxima página, há a opção de alterar a política de cancelamento:

Política de cancelamento do Airbnb como mudar

Dicas extras

Percebeu que a sexta dica é algo que você só pode fazer DEPOIS de ter seu anúncio concluído? Isso acontece porque o sistema deixa a criação do anúncio o mais enxuta possível, para que fique simples de se fazer. Porém, muitas informações são importantes de serem adicionadas, e você só poderá fazer isso com o anúncio concluído. Veja algumas delas:

  • Política de cancelamento
  • Horário de Check out: na criação do anúncio só pode ser definido horário de check in, mas é fundamental ter também um limite de horário para a saída dos hóspedes
  • Taxas extras como Limpeza, Serviço ou Depósito de segurança

Fique atento para as informações acima, apesar de elas não aparecerem na criação do anúncio, é importante serem informadas aos hóspedes.

 

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