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Marketing digital para pousadas: Dicas para lucrar sem gastar um centavo

Você já tentou fazer mídia paga no Google, Facebook, ou outra ferramenta da internet? Como foi o resultado? Antes de ter minha empresa, eu trabalhava como consultor de marketing, e geralmente ouvia duas respostas para essa pergunta:

  1.   Tive umas curtidas na página, mas não fiz venda alguma
  2.   Vi resultado no começo, depois parou e desisti de fazer

Comprar palavras-chave para aparecer no Google, ou patrocinar uma postagem no Instagram e no Facebook, são estratégias importantes, geram não apenas venda direta, mas também muitos dados e materiais de análise sobre comportamento do consumidor. O grande problema é que essas ferramentas não são simples de ser utilizadas. Fazer uma campanha é muito fácil, os sites facilitam bastante o processo e qualquer pessoa pode patrocinar um post em segundos, porém, para construir uma campanha de maneira adequada, com análise de audiência, estudos de palavras-chave, otimização de Landing Page, dentre outros, precisa de muito estudo.

Agências de marketing digital podem ajudar nesse processo. Aqui batemos em dois desafios: O preço desse serviço costuma ser caro; e é difícil achar uma agência que realmente saiba o que está fazendo e vá se dedicar ao projeto de maneira adequada.

Por isso escrevo este post. Aqui darei dicas para você melhorar o seu marketing digital, sem precisar gastar um único centavo para isso. Apenas com organização e dedicação qualquer pessoa pode gerar resultados usando a internet a seu favor. Boa leitura!

Use o Google Meu Negócio

Já procurou por uma empresa no Google e se deparou com um quadro à direita dos resultados, com informações como telefone, e-mail e avaliações sobre essa empresa?

Resultado da busca por nubank no Google - Blog Viva de Pousada

O Google My Business, ou Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita feita para que proprietários de empresas de qualquer porte possam manter as informações sobre seu negócio sempre corretas e atualizadas na internet. Você pode adicionar horário de funcionamento por exemplo, e imediatamente aparecerá para a pessoa que está buscando informações, se a pousada está aberta ou fechada naquele momento, e qual o telefone de contato. A ferramenta também mostrará as avaliações feitas por hóspedes, não apenas as feitas no Google, mas também de sites como Booking e TripAdvisor. Além de tudo isso, sua hospedagem ficará muito mais profissional, e os hóspedes se sentirão mais a vontade de fazer reservas com você.

Para fazer seu cadastro, clique aqui para acessar o painel, faça seu registro usando sua conta do Gmail.

Profissionalize suas redes

As redes sociais mais utilizadas por pessoas físicas e também por empresas na área de hospedagem são Instagram e Facebook. Ambas fornecem inúmeras informações gratuitas que podem ser usadas por empresas.

No caso do Instagram, o primeiro passo é transformar sua conta em Instagram Business. Você pode fazer isso nas configurações da conta do Instagram da sua pousada, clicando em Conta e depois em Mudar para conta comercial.

Com a mudança da conta para Business, você pode unir seu Instagram à página do Facebook de sua hospedagem, além disso, terá acesso à diversas informações, como dados sobre seu público e como ele interage com a sua conta, através da ferramenta Instagram Insights. Falaremos com mais detalhes sobre essa ferramenta em breve aqui no Blog.

O Facebook também tem uma versão business, muito mais completa e estruturada do que a do Instagram, faça seu cadastro clicando aqui.

Ter essas configurações te abrirão para uma série de métricas de análise que podem ser utilizadas para estudar seu público, suas interações com suas páginas, análise de comportamentos, interesses, dentre outras. Mesmo que elas não sejam utilizadas hoje, ainda assim recomendo fazer, porque em algum momento sua pousada terá um profissional de marketing digital, e ele vai adorar ter acesso à tantos dados para alavancar seus resultados.

Planeje suas postagens

Existe uma pegadinha no meio digital chamada de métrica de vaidade, trata-se de medir resultados de campanhas por envolvimento do público. É um erro tão comum nesse ramo que nem parece um erro, afinal é exatamente o que fazemos ao avaliar o sucesso ou fracasso de uma postagem particular. Se teve muitas curtidas, foi bom, se teve poucas, não funcionou. No meio corporativo esses resultados não são importantes, porque o objetivo final é a venda, não importa se teve mais ou menos curtidas. Se uma postagem gerou 10 vendas e 3 curtidas, e outra gerou 150 curtidas e nenhuma venda, a primeira foi um sucesso e a segunda um fracasso total.

Postar em mídias sociais de empresas é bem diferente de postar em seu perfil particular. Em vez de buscar por curtidas, comentários, compartilhamentos, você deve buscar por resultado, portanto, faça um planejamento prévio.

Por exemplo, estude os eventos que acontecem nas cidades que mais alugam seus quartos. Quando é o aniversário destas cidades? Agora, planeje uma publicação oferecendo um brinde aos moradores locais, para que aproveitem o feriado para viajar e, claro para se hospedar com você. Lembre-se de anunciar a promoção com no mínimo duas semanas de antecedência, para que os hóspedes se planejem. Vá fazendo lembretes conforme os dias se aproximam.

Faça uma planilha com um calendário de planejamento de postagens nas mídias. Procure não postar exatamente as mesmas coisas em diferentes mídias sociais, faça um planejamento para cada uma. Em cada postagem que fizer, tenha bem claros os seus objetivos, que podem ser vendas, visitas no site, geração de leads (contatos) ou outros, mas cuidados para que seus objetivos não sejam metrificados pela vaidade

Utilize o e-mail marketing

No parágrafo anterior falei sobre geração de leads, que são contatos deixados por pessoas interessadas na sua oferta, geralmente e-mails.

Caso você não costume pegar os e-mails dos hóspedes quando eles fazem a reserva, sugiro que comece. Utilize pelo menos uma planilha simples no Excel para ir colocando os e-mails, e outras informações importantes, como nome completo, estado, cidade, documento.

Trazendo o exemplo das campanhas para cidades que fazem aniversário, com uma lista como essa, você pode buscar pessoas da cidade aniversariante. Além da postagem nas mídias sociais, mande um e-mail falando sobre a promoção para essas pessoas. Não é necessário enviar um e-mail para cada um, pode ser usado um software chamado Mailchimp, que é gratuito. Você faz o cadastro, adiciona a planilha com os e-mails e faz um único envio, que irá para todos os contatos

Faça parcerias

Agora darei uma dica especial! Você sabe que fazer parcerias é importante, mas sabe como achar os parceiros ideais? Vou te ensinar a achar essas pessoas utilizando uma ferramenta chamada Audience Insights.

Essa ferramenta pertence ao Facebook e é gratuita. Através dela, de maneira muito rápida, pode-se descobrir relações que jamais se conseguiria sem ajuda. Por exemplo, se sua Pousada fica no Vale do Itajaí, ou no litoral norte catarinense, você sabe que pode ter hóspedes que vão à Oktoberfest. É uma relação óbvia: Santa Catarina > Oktoberfest. Não seria muito legal se fosse possível descobrir o que os futuros turistas da Oktoberfest estão fazendo hoje, de quais cidades são, quais bares eles frequentam? E fazer uma parceria com o dono ou a dona deste local? O Audience Insights te dá essa resposta.

Vamos supor que a maioria dos seus hóspedes tem entre 30 e 50 anos. Dentro da ferramenta, procure por brasileiros que curtem a Oktoberfest, e estão nessa faixa etária:

Busca no Facebook Insights - Blog Viva de Pousada

Veja que a ferramenta te mostra dados demográficos dos usuários do Facebook que curtem a Oktoberfest. Atenção! Não se esqueça de colocar Brasil na localização. O padrão da ferramenta é vir com Estados Unidos. Agora, procure qual a localização dessas pessoas:

Busca no Facebook Insights - Blog Viva de Pousada

Blumenau está em primeiro lugar, perfeitamente compreensível. Mas temos outras cidades também no topo do ranking, e algumas delas ficam fora de Santa Catarina. Já ficou interessante! Veja que a medalha de prata está fora de SC, é a cidade de Santa Cruz do Sul. Procure no Google se existe alguma relação entre a festa e a cidade, antes de prosseguir. Você descobrirá que existe uma versão da festa em Santa Cruz do Sul, o que explica o topo no ranking. Essa situação não é interessante, porque os moradores de Santa Cruz já têm sua própria festa, fechar com parceiros de lá não deve gerar muitos resultados. Procure outra cidade.

Nesse teste, descobri que muitas cidades têm uma versão da festa alemã. Provavelmente por essa razão, o público que mora nessas cidades curte o evento no Facebook. Um local que está bem no ranking, e não tem uma versão da Oktoberfest, é Florianópolis.

Agora sim faremos o ataque final! Procure o que os florianopolitanos (ou manezinhos), que curtem a Oktoberfest, costumam seguir no Face. Lembre-se de manter a idade entre 30 e 50 anos, que foi uma condição que você adicionou pela sua experiência no ramo. Após fazer a busca, clique em Curtidas na Página para ver o que o público curte no Facebook.

Busca no Facebook Insights: páginas - Blog Viva de Pousada

Você já sabe que Florianópolis é uma das cidades que mais curte Oktoberfest no Brasil. E agora sabe que os moradores de Floripa, entre 30 e 50 anos, que curtem a Oktoberfest, curtem também as páginas acima. São, na sua maioria, bares relacionados à cerveja. Bingo!

Agora é a sua vez de construir a parceria, entre em contato com esses locais. Muitos dos proprietários serão pessoas resistentes, claro que sim, mas também se surpreenderá com gente com cabeça muito aberta e que adorará o seu contato. Apresente sua pousada, seus preços, mande um material de divulgação e peça para ele postar nas redes sociais, ou pendurar na parede do bar.

Um exemplo de parceria: No cartaz pode dizer que, quem fechar a hospedagem para a Oktoberfest ali mesmo, ganha dois chopes na faixa! O dono do bar ganha uma comissão pela venda, o cliente ganha seus chopes e você ganha hóspedes. Três ganhos com apenas poucos minutos de pesquisa na internet.

E isso foi apenas uma possibilidade, você pode explorar o Audience Insights o quanto quiser. Irá descobrir relações que jamais imaginaria, e assim achar potenciais clientes de forma assertiva. Muito melhor divulgar seu negócio exatamente onde seu público está, do que sair postando e divulgando a esmo, não concorda? Isso sim é usar o marketing digital a seu favor, com foco em resultado. Agir de forma inteligente, sem tiros no escuro, sem altos investimentos e sem desespero por curtidas.

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