Olá, futuro pousadeiro ou pousadeira! Um dos maiores gastos para se manter uma empresa no Brasil é a folha de pagamento. Além do gasto financeiro em si, o quadro de funcionários muitas vezes é a porta de entrada da pousada, a primeira impressão que os hóspedes têm ao chegar no estabelecimento, então é fundamental pensar com cuidado em quais serão seus funcionários, e quantos você deverá ter.
De maneira geral, uma hospedagem de pequeno porte precisa ter funcionários em três funções:
Limpeza: dos quartos e das áreas comuns
Café da manhã: fazer as receitas, compras do dia a dia (pão na padaria local por exemplo) e os cuidados com a cozinha
Recepção: que pode envolver também marketing e administração de estoques
Além das três funções acima, dependendo do porte da pousada, pode ser também necessário alguém para manutenção, limpeza de piscina, jardinagem, vigia noturno, entretenimento, mídias digitais, dentre outros.
Considerando apenas as três funções básicas apontadas, e levando em conta duas jornadas de trabalho (ou seja, dois funcionários para cada função, um recepcionista diurno e um vespertino por exemplo), são seis pessoas. Se cada funcionário custa quatro mil reais por mês para o empresário, estamos falando em uma folha de pagamento de R$ 24 mil mensais. Some isso a contas de luz, água, manutenção, impostos, eventual aluguel do imóvel e outros gastos atrelados à empresa, e o negócio se torna praticamente inviável.
Claro, é uma análise bastante superficial e pessimista, leva apenas em consideração o necessário para fazer a empresa funcionar. Vamos separar os três cargos e analisar como você pode reduzir os custos em cada um dos casos:
Esta é uma função importantíssima para o sucesso de uma pousada, é um erro pensar que qualquer pessoa pode fazê-la. Uma maneira muito econômica de administrar uma pousada é abrindo empresa do tipo MEI (microempreendedor individual), o que reduz muito o valor dos impostos. Nessa modalidade só é permitido contratar uma pessoa. Minha dica: A pessoa da limpeza.
Para reduzir custos nesta área, os profissionais de hospedagem têm um fator favorável: o horário padrão de check in e check out. Via de regra, check in é feito às 14:00 e check out às 12:00, portanto, talvez não seja necessário ter mais de uma pessoa responsável pela limpeza. Um horário de trabalho que abranja o período entre 12:00 e 14:00, dará tempo para a faxina dos quartos, e também de outras áreas da pousada, sem atrapalhar a rotina dos hóspedes. No dia de folga da faxineira, preferencialmente um dia com menos movimento (meio da semana em locais de praia por exemplo), há três opções: 1 Você mesmo fazer a faxina nesses dias; 2 Ter alguém que faça o trabalho como diarista; 3 Deixar este dia a faxina como responsabilidade dos voluntários, mas confira o trabalho de perto e garanta que seja bem executado, afinal, hóspede nenhum merece chegar num quarto com fio de cabelo no ralo do banheiro, ou sujeira acumulada nas fretas da janela, ou mesmo um vidro embaçado. Esses detalhes, quem não é da área, não consegue perceber.
Apesar de ser algo muito trabalhoso e muito caro, o café da manhã é um serviço obrigatório para qualquer pousada – diria além, para qualquer hospedagem. É um dos itens mais buscados em filtros nos sites de locação, ter uma pousada sem café da manhã é quase como não ter travesseiro nos quartos.
O trabalho é grande porque é preciso acordar cedo, preparar receitas para um grande número de pessoas em pouco tempo, repor o buffet constantemente e limpar toda a cozinha quando terminar, lavar a louça, guardar os itens nos locais corretos e deixar tudo preparado para o dia seguinte. É razoável considerar um tempo adicional de três horas no trabalho do café da manhã, ou seja, caso o horário aos hóspedes seja das 06:00 às 10:00 (4 horas), some uma hora e meia antes e uma hora e meia depois, para os trabalhos de preparo e limpeza da cozinha, totalizando sete horas de trabalho.
Este horário geralmente é adotado por hotéis corporativos, em pousadas é possível flexibilizar um pouco. O café pode começar às 07:30 ou 08:00, que são bons horários para o hóspede que está de férias passeando, isso já reduz um pouco a carga de trabalho necessária.
Para ter uma rotina possível e com pouco gasto com mão-de-obra, uma possibilidade é ter a mesma pessoa que faz a limpeza ser também responsável pelo café da manhã. Ela pode começar às 07:00, o café fica pronto às 08:00, você e os voluntários ficam responsáveis pelo atendimento dos hóspedes e pela checagem no buffet para reposição. Após o café, a pessoa responsável vai para a faxina, até finalizar o seu tuno no meio da tarde. Essa configuração é uma das mais comuns entre pequenas pousadas, ou seja, os donos atendem e têm apenas uma funcionária ou um funcionário, que trabalha na cozinha + limpeza (e permite que a pousada seja estruturada como MEI). Eventualmente, também pode-se ter voluntários para complementar o quadro, ou funcionários do tipo freelancer para momentos de alto movimento.
Aqui você mesmo trabalha, em todos os turnos, em todos os dias. Não há nada mais caseiro e mais receptivo para um hóspede do que ser recebido pelo dono da pousada, e cá entre nós, essa é a parte mais gostosa do trabalho e, espera-se, algo que um proprietário de hospedagem goste de fazer: receber pessoas.
Tome apenas cuidado para não deixar a empresa muito bagunçada, é importante ter sim uma recepção estruturada. Nenhum hóspede quer buscar uma solução (por exemplo, papel higiênico), e ter que ficar procurando o recepcionista pela pousada para pedir o que precisa. Os hóspedes querem ter uma boa recepção, sentirem-se em casa, mas também precisam ter um atendimento profissional, o que significa ter uma certa facilidade quando precisarem de auxílio. Portanto, mesmo que você seja o atendente da sua pousada, o que recomendo que seja, tenha uma recepção física, um local de atendimento, e quando não puder estar presente, deixe alguém no seu lugar – um familiar, um funcionário ou um voluntário – e nunca abandone o posto.
Não está fácil. Veja dicas para não cair na armadilha e transformar seu sonho em pesadelo. Tenha uma pousada de sucesso!
Saiba as principais diferenças que você precisa buscar em um imóvel, e em você mesmo, para começar da maneira certa
Deixe seu melhor e-mail
Baixe agora o Ebook sobre gestão inteligente de pousadas e hostels. Técnicas e dicas unidas em um material completo e único, totalmente gratuito
© 2024 Viva de Pousada. Built using WordPress and the Highlight Theme
Preencha o formulário abaixo e receba o ebook gratuitamente