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Como lucrar na baixa temporada

Toda hospedagem tem, durante o ano, os meses de alta e os meses de baixa temporada. Em locais de praia, os meses entre abril e outubro costumam ser de movimento mais fraco, enquanto hospedagens de centro, próximos a locais de eventos corporativos por exemplo, tendem a ter menos movimento no verão.

Como minha pousada fica na praia, vou dar algumas dicas que uso e funcionam muito bem, para movimentar mesmo durante o inverno.

Primeiro, é importante você entender que o movimento nos períodos de baixa faz muita diferença para o sucesso de sua hospedagem. Veja por quê:

Mantém a pousada ativa e o ritmo constante: Facilita muito quando a alta temporada chegar, afinal, não precisa de grandes modificações, como obras, necessárias caso a pousada tenha ficado fechada.

Pega o “público teste”: Existe um tipo de turista que viaja durante períodos mais baratos para conhecer os locais, para depois fazer o investimento da viagem da família de maneira assertiva. Parece um algo raro de acontecer, mas é um público muito comum. Geralmente essas pessoas vivem próximas ao local e aproveitam um pequeno feriado, ou um final de semana, para fazer essas viagens rápidas. Agrade esses turistas e você ganhará hóspedes fiéis no verão, que trarão a família, ficarão por vários dias e, como brinde, ainda podem virar grandes amigos seus.

Seja do local: Viver o período de baixo movimento te faz conhecer mais profundamente o local onde você tem o seu negócio. Você participa dos eventos e reuniões dos grupos e associações locais, reforça sua convivência com a comunidade, vive mais o ambiente porque sobra mais tempo, e toda essa construção agrega valor para que você seja um bom anfitrião, e saiba informar e indicar aos seus hóspedes todas as melhores opções da região.

E como conseguir reservas no período de baixa?

Durante a alta temporada, o mercado é maravilhoso. Dependendo da região, os anfitriões não precisam fazer basicamente nada para ganharem reservas, basta apenas sentar, esperar, que os e-mails e notificações chegam organicamente. É uma situação até perigosa, porque tem muito dinheiro entrando, parece que o mundo ficou cor de rosa, mas a queda do movimento vem de maneira bruta, e quem não se cuidar pode acabar perdendo tudo que ganhou nos meses de euforia.

Como diz o investidor Warren Buffett: “É quando a maré baixa que a gente vê quem está pelado”.

Ficar pelado no inverno não me parece um bom negócio.

Sentar e esperar as notificações não irá funcionar fora do verão, portanto, o papel se inverte e agora é a sua vez de buscar pelos hóspedes. Veja abaixo as dicas para ganhar movimento durante os períodos de baixa:

Esteja ativo nas redes sociais: Certa vez, postei uma foto no Instagram com as seguintes hashtags: #petfriendly e #pousada. Era uma foto simples, de um casal que estava de saída e, por coincidência, um cachorrinho de rua apareceu quando tirei a foto. Acabei colocando essas hashtags, dentre outras, e elas me renderam uma reserva de dois mil reais em pleno inverno. Veja o que aconteceu:

Por coincidência, uma mulher estava buscando algum local que aceitava animais, e encontrou minha postagem. Ela não estava pensando em viajar, buscou apenas como curiosidade, então achou minha foto e mandou uma mensagem no direct. Começamos a conversar livremente, acabou que ela pediu os dados da conta bancária e fez a reserva, para a família toda passar alguns dias.

E não para por aí! Ela tirou fotos da cachorrinha por toda a pousada, postou e me marcou nas postagens, indicando para amigas que também fecharam reservas comigo.

Perceba que eu não estava fazendo nenhum tipo de campanha no Instagram, foi apenas uma postagem simples que gerou um resultado totalmente inesperado. Mas nada disso teria acontecido se eu não estive presente no Instagram.

As mídias sociais não têm alta ou baixa temporada, elas estão sempre movimentadas, seja no verão, no inverno, de dia, de noite, no sol ou na chuva. É muito difícil fazer uma análise comportamental e criar campanhas que gerem resultados imediatos, mas manter postagens constantes, com fotos bonitas, incentivar comentários e compartilhamentos, usar hashtags e conversar com seu público, mesmo sem a intenção direta de reservar, fazem coisas incríveis acontecerem quando você menos espera.

Faça parcerias: Estude locais próximos da sua hospedagem que estejam fazendo eventos durante o inverno e ofereça sua pousada para os frequentadores do evento. Existe uma técnica muita simples para chegar neste público, usando uma ferramenta do Facebook chamada Insights. Veja mais detalhes desta técnica no artigo: Marketing digital para pousadas: Dicas para lucrar sem gastar um centavo.

Baixe o preço: É muito dolorido pensar em alugar por um preço que consideramos injusto. Alugar um quarto que estava trezentos reais no verão, por apenas oitenta no inverno, vale a pena?

Vale a pena sim, pode até alugar por cinquenta, caso nem 80 os hóspedes tenham para pagar. Mesmo que sua margem de lucro seja mínima, ou ainda que você ganhe absolutamente nada, existem outros ganhos que compensam o baixo lucro. O primeiro é manter a pousada funcionando, viva, o que é sempre melhor do que ficar parada. Você pode criar o hábito de postar fotos dos seus hóspedes das mídias sociais por exemplo, assim mantém as contas ativas e, quando alguém buscar por um lugar, vai priorizar o seu, que está funcionando a todo vapor.

Em segundo, pense na alegria de um cliente que aluga um quarto que estava 300 reais, por apenas 80. Ele terá o mesmo quarto, os mesmos serviços, todo o espaço da pousada e da região para aproveitar pagando apenas uma fração do preço. Movimentar a pousada no inverno, cobrando pouco, fará com que muitos clientes saiam felizes da sua hospedagem, falem bem de você para amigos, deem boas avaliações na internet e, quando voltarem no verão, adivinha onde vão querer se hospedar e pagar os trezentos reais?

Esta última dica pode causar algumas más situações, então é importante tomar um pouco de cuidado com a divulgação de valores muito baixos. Seus colegas pousadeiros da região podem achar ruim, ou até outros hóspedes que pagaram valores mais elevados também podem se sentir prejudicados, portanto evite manter valores muito baixos divulgados. Procure oferecer como uma promoção eventual, ou como um desconto na negociação da reserva.

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