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Verão chegando! Saiba se preparar para a alta temporada

Ao contrário do que muitos pensam, ganhar bem no verão não é tão simples. Há alguns anos, principalmente nas décadas de 1990 e 2000, o movimento nas praias crescia a ponto de pousadas e hotéis não precisarem se preocupar, o rendimento era garantido. Hoje, apesar do movimento continuar forte nas férias de fim de ano, a concorrência cresceu muito. Não adianta mais apenas ter uma hospedagem, é preciso se destacar.

O rendimento do verão é fundamental para garantir a segurança financeira durante o ano todo. Mesmo para locais com turismo forte todos os meses, como o Rio de Janeiro por exemplo, a crise do excesso de concorrência dominou o mercado, é um consenso em toda conversa com pousadeiros e profissionais de hospedagem.

Como toda crise, é também momento de oportunidade, e tem gente aproveitando as mudanças do mercado e ganhando muito dinheiro. Por isso, separei dicas para você se preparar e absorver os recursos do movimento da alta temporada com destreza e profissionalismo!

Contrate funcionários temporários

A alta demanda de serviços pede mais pessoas trabalhando na pousada para atender a grande quantidade de hóspedes.

Por lei, a contratação temporária é possível no Brasil, desde que feita mediante uma terceira empresa que ficará responsável pelo trabalhador, ou seja, uma pousada não pode contratar diretamente um funcionário temporário, mas precisa de um terceiro para tal.

A contratação é permitida por até noventa dias, o que facilmente cobre a alta temporada, que geralmente começa no dia 20 de dezembro e se estende até o final do carnaval, entre fevereiro e março.

É muito comum a prática de contratação informal, o que facilita o processo e evita a função burocrática da contratação. Lembre-se que a fiscalização em períodos de alta temporada costuma ser mais assídua, muitas vezes ela apenas ocorre nesses períodos. Além do risco de ser pego em fiscalização, existe também a possibilidade de um funcionário informal entrar na justiça contra sua pousada e, caso ele prove o vínculo informal, certamente ganhará o caso. São riscos que apenas você pode dizer se compensam ou não. Em geral, um trabalhador temporário é alguém que vive no local, e a decisão de assinar ou não a carteira acaba sendo feita em conversa franca entre contratante e funcionário. Essa relação de confiança dificilmente será quebrada entre pessoas que moram em uma mesma comunidade, e isso vale tanto para patrões quanto para empregados. As fofocas voam!

Trabalhe o relacionamento

Em uma campanha que fiz no Facebook e no Instagram, gastei cem reais e gerei dez mil reais em reservas em apenas dois dias, no mês de dezembro de 2018.

Nos meses do verão a procura por locais de hospedagem cresce muito na internet, e é possível aparecer mais para seu púbico através de posts pagos. Lógico que não são necessários, os posts gratuitos também funcionam, mas os algoritmos das mídias sociais mostram as postagens para cada vez menos pessoas, os anúncios pagos ganham espaço mais rapidamente (afinal, assim que eles ganham dinheiro).

Hoje é muito simples fazer um anúncio deste tipo, você pode apenas publicar uma foto simples no seu Instagram Business e verá a opção de impulsionar essa foto. Caso queira fazer um anúncio mais elaborado, pode criar pela ferramenta chamada Gerenciador de Anúncios do Facebook, que irá direcionar o anúncio para seus locais de preferência, como Instagram, Messenger ou o próprio Facebook.

Não existe segredo para obter sucesso em um anúncio como este. Lembre-se que os hóspedes já estão buscando locais na internet, então você estará basicamente anunciando comida para pessoas famintas.

Tire uma boa foto, algo que chame atenção como uma boa mesa de café da manhã, uma rede de descanso ao pôr do sol ou uma criança brincando na piscina. Segmente o público que você quer atingir, por exemplo, casais entre 40 e 50 anos com filhos, moradores de São Paulo. Adicione um orçamento diário, um período de início e fim do anúncio e pronto, está feito!

Se é tão simples, qual o segredo do sucesso? O segredo é igualmente simples, você deve trabalhar o relacionamento com o seu público. Uma foto bonita com um texto que chame para a ação, por exemplo: “Quem você vai convidar para este café da manhã maravilhoso à beira do mar?”. Incentive comentários na foto e responda a todos, peça e-mails, What’sApp das pessoas que comentarem e entre em contato, seja proativo! As pessoas já estão buscando lugar para descansar, você sairá na frente se mostrar disposição, bom serviço, bom atendimento e se agir na vanguarda do processo, em vez de esperar por reservas.

Ofereça algo especial

Juntamente com a estratégia do post pago, que descrevi no parágrafo anterior, ofereça algo único que sua pousada tenha de especial, e nenhuma outra possa oferecer.

Pense no que seus hóspedes valorizam. Hoje, um dos serviços mais buscados é o Wi-Fi, então verifique qual o melhor provedor de internet da sua região e quais os melhores planos disponíveis. Priorize provedores que trabalhem com internet via fibra ótica, em vez de cabo metalizado ou rádio. Provavelmente a empresa não trabalhará com instalação, então, além de contratar o melhor plano durante o verão, contrate também um profissional de redes que fará a distribuição da internet em todas as áreas da pousada, para garantir que os hóspedes tenham a comodidade de ter uma internet potente dentro dos seus quartos. Isso vende muito!

Outros serviços que você pode oferecer:

Café da manhã caprichado: procure por receitas baratas e gostosas na internet, faça bolos e tortas confeitados e capriche nas fotos.

Petfriedly: divulgue sua pousada com fotos dos pets se divertindo, muita gente busca por hospedagens que aceitem animais e, ainda hoje, poucas aceitam.

Crianças: tenha áreas seguras e divertidas para as crianças, como um playground, casinha na árvore, piscina rasa ou área kids com brinquedos e cerquinha.

Você também pode oferecer passeios com parceiros locais, como trilhas, buggys e barcos; opções diferenciadas de pagamentos, reservas em 12x sem juros, por exemplo, é algo que ninguém faz; e serviços especiais como SPA, massagem, salão de jogos, banheira de hidromassagem.

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