Endereço: em todo o Brasil
sejavip@vivadepousada.com.br

Espelho para ganhar tempo. Dicas práticas de gestão de pousadas

Existem aprendizados que apenas a experiência nos dá. Por mais que você estude, faça cursos de administração hoteleira, leia livros, às vezes apenas botar a cara a tapa e encarar a vida de empreendedor te faz realmente aprender certas manhas de mercado.

Todos nós, donos de pousadas, hostels e hospedagens em geral, temos nossas pequenas manhas que desenvolvemos com o tempo, e nos ajudam a lidar com a rotina, com problemas eventuais e também nos fazem reduzir gastos.

Neste artigo apresento três dicas que aprendi na prática, e que fizeram a diferença para o sucesso da minha pousada. Boa leitura!

Espelhos que reduzem filas

Uma solução simples, e que deixará suas hóspedes muito felizes, é ter espelho grande, de corpo inteiro, em todos os quartos. Essa ideia não apenas tornará a hospedagem mais confortável, mas ajuda o fluxo de pessoas, principalmente para hostels.

Em hospedagens compartilhadas, os banheiros são pontos de reclamação frequente, porque geralmente são poucos e atendem a um grande número de pessoas. No caso do banheiro feminino o problema é ainda maior, porque o processo de uso envolve mais cuidados, mais higiene e mais vaidade. Mulheres se cuidam mais.

O espelho de corpo inteiro faz a diferença nesse caso, porque uma parte do processo que é feito no banheiro passa a ser feito no quarto. Cuidados com o cabelo por exemplo, que tomam muito tempo, podem precisar apenas de um espelho e uma tomada. Portanto, leve em consideração esta dica. Por elas!

Para você entender a importância do espelho, eu já tive uma avaliação nota dez na internet e a descrição da hóspede foi apenas isso: “Pousada maravilhosa, bom atendimento e tem espelho no quarto!!”

Olho na água

Cuidar da água que abastece sua hospedagem te dará uma boa economia no longo prazo. Caso você esteja em local sem água encanada, que precisa de captação via ponteira ou poço, ou ainda que a água da rua seja de má qualidade, preste atenção nesta dica.

Em geral, a água não tratada apresenta coloração amarelada, que é devido ao óxido de ferro, presente nas formações rochosas debaixo da terra ou nas tubulações das distribuidoras. O óxido de ferro em si não causa prejuízos à saúde (pelo menos é o que dizem as distribuidoras), mas seu uso pode ocasionar diversos problemas.

Além do cheiro desagradável, o óxido de ferro estraga o encanamento, entope chuveiros (o que pode queimar a resistência pelo baixo fluxo de água), entope ralos, deixa pisos, rejuntes, vasos sanitários e pias amarelados, estraga as roupas na máquina de lavar. Abrir sua máquina e ver que todas as roupas de cama brancas ficaram amarelas é terrível! Há também o prejuízo com louças, panelas, e gastos com água mineral para se fazer café, chá, sucos e receitas, já que o ferro muda o gosto das bebidas e comidas.

Caso a pousada tenha piscina, a dor de cabeça é ainda maior, porque a piscina de uma pousada precisa ser limpa diariamente. Com excesso de sujeira fina, como areia da praia por exemplo, eventualmente é preciso drenar parte da água na aspiração e encher novamente, mas se houver ferro na água, ela estará amarelada e com o PH desregulado, o que te fará gastar muito mais com produtos de manutenção do que o usual. Além, é claro, do risco de ganhar reclamações de hóspedes pela água não estar transparente ou ainda uma multa da vigilância, por não estar com o PH regulado.

A presença de ferro na água, mesmo de distribuidoras, é muito mais comum do que parece. Veja alguns casos nos últimos meses:

Excesso de chuva deixa a água amarela na Baixada Santista em fevereiro de 2019

Falta de chuva deixa a água amarela em Brusque/SC, em abril de 2019

Em Taboão da Serra, moradores reclamam da água amarela em novembro de 2019

Em abril de 2019, moradores de São Paulo tiveram água amarelada na rede e Sabesp não cobrará as contas do mês como compensação

No bairro Casa Amarela, em Recife, moradores têm problema com água amarelada em abril de 2019

Moradores de Sorocaba/SP têm água amarelada em outubro de 2019

Problemas de água amarela na cidade de Limeira/SP em outubro de 2019

Estes são apenas alguns exemplos, todos recentes, o que demonstra como é frequente no Brasil o problema de ferro na água. Como pode-se ler nas notícias, a causa é diversa, pode ser manutenção das distribuidoras, surgimento de algas nos tanques, falta de chuva, excesso de chuva, encanamento enferrujado, dentre outras.

Em uma residência o prejuízo talvez não seja tanto, principalmente se for uma situação momentânea, mas em uma pousada pode ser catastrófico. Ter que trocar dezenas de chuveiros ou resistências que queimaram em um curto período, ou perder um dia de limpeza da piscina, ou ainda gastar litros de produtos para limpar vasos sanitários e roupas manchadas, são prejuízos desnecessários e podem ser evitados. Por isso o cuidado com a água é fundamental.

Você pode fazer isso com um sistema de filtragem próprio que, não vou mentir, tem um precinho um pouco salgado. O sistema é cobrado de acordo com a demanda de água necessária, e costuma ficar entre 1.500 e 7.000 reais para compra e instalação, e depois cerca de 200 reais por limpeza do filtro, que pode ser feita semestralmente.

Siga os horários com rigidez

No Brasilzão temos uma regra própria e muito especial para horários, que estrangeiros nem sempre compreendem. Uma festa que deve começar às 20:00 geralmente é marcada para às 19:00 e, efetivamente, começa às 21:00.

Manter essa cultura para festas não tem tanto problema, mas não podemos deixá-la influenciar nos negócios. Valorize os ponteiros do relógio caso queira ter sucesso em sua pousada, seguir horários é fundamental para manter uma rotina à prova de erros.

Por exemplo, no café da manhã, quando o horário é geralmente estipulado entre 08:00 e 10:00, não tolere hóspedes que cheguem faltando cinco minutos para o final e querem ter o buffet disponível até estarem saciados. Quando bater dez horas, avise sobre o horário do café, pergunte se eles querem pegar algo agora porque o buffet será retirado. É uma situação delicada, recebemos caras feias, mas é necessária.

Os hóspedes sairão da pousada para o passeio do dia, mas a pousada seguirá com as rotinas. Retirada da mesa, organização da cozinha, lavar e guardar louças, limpar as mesas, varrer e passar pano no chão, depois respirar e seguir para a limpeza dos quartos que serão vagos e preparação dos que receberão novos hóspedes. Meia horinha a mais no café atrasará todo o resto do dia.

Logicamente a regra também vale para o início. Se o café da manhã começa às 08:00, nada de atrasos!

Uma empresa precisa de regras. Mesmo que, em um dia específico, o movimento não esteja tão grande assim, procure evitar fugir da rotina básica do dia a dia. Claro, tudo deve ser flexível e leve, cada caso é um caso, mas flexibilizar demais pode deixar sua equipe e seus hóspedes mal-acostumados. Em um dia em que você precise se retirar, ou se acontecer algum imprevisto, será muito mais fácil lidar com isso se as rotinas forem bem estabelecidas e sempre cumpridas. Sua equipe e seus hóspedes saberão exatamente o que fazer.

Pessoas pulando na praia felizes

Verão chegando!

Aproveite o momento de fazer dinheiro com inteligência. Confira três dicas práticas e simples para agir na vanguarda e garantir a poupança do ano.

Feliz 2020 com champanhe e fogos de artifício

Tendências de mercado

Uma pesquisa da Booking feita em novembro de 2019 trouxe resultados bem curiosos para o ano que vem. Saiba como se preparar

Receba conteúdos atualizados

Deixe seu melhor e-mail

Ebook em kindle - gestão inteligente de pousada

Gestão inteligente

Baixe agora o Ebook sobre gestão inteligente de pousadas e hostels. Técnicas e dicas unidas em um material completo e único, totalmente gratuito

Copyright 2021 Viva de Pousada | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Joouna

Preencha o formulário abaixo e receba o ebook gratuitamente