Endereço: em todo o Brasil
sejavip@vivadepousada.com.br

Arrende uma pousada

Uma das formas mais baratas e rápidas de iniciar seu próprio negócio no ramo da hospedagem é o arrendamento, ou seja, alugar um comércio pronto em vez de comprar um.

Esta modalidade tem muitos benefícios, e é recomendada principalmente para quem irá se arriscar no ramo e não tem experiência. Mesmo que você tenha dinheiro para efetivamente comprar uma pousada, ainda assim vale a pena pensar no arrendamento. Veja algumas vantagens:

Baixo investimento: Hoje, uma pousada de médio porte no Brasil custa entre um milhão e meio e três milhões. Com a crise imobiliária internacional, os valores de aluguéis têm caído vertiginosamente em relação ao valor do imóvel, o que significa que o aluguel tem sido mais vantajoso financeiramente. Um imóvel de três milhões, por exemplo, pode ser alugado por cerca de dez mil reais por mês, e isso torna o negócio muito mais benéfico para o locatário do que para o proprietário.

Flexibilidade: Vender um imóvel que está nos patamares dos milhões de reais pode levar anos. Caso você desista da pousada e queira empreender em outra área, será muito mais fácil mudar se você for o arrendatário do que se for proprietário. Mesmo que a ideia de um novo negócio nunca seja fechar o negócio, mas prosperar, é sempre importante levar em consideração a possibilidade de não dar certo. Se você tem três milhões e arrendou uma pousada por 10 mil reais por mês, em três anos gastou 360 mil reais em aluguel, mas também lucrou – espera-se – muito mais do que 360 mil reais. Ou seja, em três anos, você terá seus três milhões, mais os juros relacionados a eles, mais os lucros provenientes da pousada no período. Caso tivesse comprado, teria apenas o lucro, e um imóvel que poderá ficar anos à venda gerando gastos como impostos e manutenção. Claro, você poderia arrendar sua pousada, mas isso significaria ter um alto valor investido e rendendo 0,33% ao mês antes dos impostos, o que é um péssimo investimento.

Se ter a pousada é o seu sonho realizado e o estilo de vida que você almeja, naturalmente compensa ter o imóvel próprio. Nessa situação, o arrendamento ajuda a entender se realmente aquele é o sonho realizado. Quem já passou por grandes mudanças, sabe o quanto é diferente aquilo que almejamos da realidade. Viver na cidade dos sonhos por exemplo, nem sempre é o que parece, e só entendemos isso quando efetivamente realizamos a mudança. Na prática, a teoria é outra, e abraçar 100% uma causa sem antes vivenciar aquela situação é um grande risco, e pode ser um caminho sem volta ou, pelo menos, um prejuízo grande. Portanto, caso você nunca tenha tido qualquer experiência no ramo da hospedagem, ou pelo menos nunca tenha empreendido, considere o arrendamento como um teste e, dessa forma, limite um potencial prejuízo apenas ao valor do aluguel. Mesmo que tenha encontrado a pousada dos seus sonhos à venda, ofereça ao proprietário essa possibilidade. Acredite, eu tenho amigos que estão tentando vender suas pousadas há mais de uma década, eles ficariam muito felizes em ter um potencial comprador arrendando suas pousadas por um ou dois anos, com a chance de virarem os novos proprietários.

Como encontrar uma pousada para arrendar

Existem diversas opções na internet, em sites de venda como OLX e Mercado Livre, e sites de compra e aluguel de imóveis como Zap e Viva Real. No Facebook também é possível encontrar opções, procure nas páginas dos locais onde você sonha em ter sua pousada, como por exemplo Florianópolis. Há diversos grupos e páginas de classificados, muitos relacionados apenas à imóveis. Em geral, quanto mais específico melhor, por exemplo, em vez de buscar por grupos relacionados à Florianópolis, procure grupos de um local específico onde você gostaria de ter uma pousada, como a praia da Barra da Lagoa.

Vale a pena procurar por imóveis a venda também, pois você pode oferecer o arrendamento aos proprietários. Visite o imóvel, conheça os donos pessoalmente e faça sua proposta, afinal, perguntar não ofende. Evite mandar apenas mensagens nos anúncios, se você perguntar ao anunciante se ele tem interesse em alugar, ele simplesmente não responderá ou dirá que não, porque se quisesse alugar estaria anunciando o aluguel, não a venda. Além disso, imagine quantas propostas desse tipo não chegam todos os dias para ele. O interesse é todo seu, então seja proativo, faça a visita, conheça o proprietário e, após a quebra do gelo e longas conversas a fio, ficará muito mais fácil evoluir uma negociação.

Não procure apenas por pousada

Casas para alugar também podem ser um bom negócio. Caso a casa esteja em local comercial, você pode alugar o imóvel e criar a sua própria pousada ou, como funciona melhor nesse tipo de negócio, abrir um hostel. A vantagem é que não existe um ponto comercial nesse caso, pois quando se arrenda um comércio já estruturado, geralmente tem que se comprar o ponto, que pode ser entre 60 e 300 mil reais. A desvantagem é que, provavelmente, você precisará investir mais no início, para comprar itens que não costumam ter em uma casa residencial, como muitos beliches, construir uma recepção, placa comercial e artigos para conseguir as devidas autorizações da prefeitura, como por exemplo sinalizações e extintores exigidos pelos bombeiros.

Um hostel é uma excelente opção nessa modalidade de aluguel. Pense que a casa precisará ter quartos espaçosos para colocar os beliches (no mínimo três, sendo um exclusivo feminino), uma área para recepção, uma área para o café da manhã e locais comuns de convivência. A região tem que ter atrativos para o público mais jovem, pode ser um ponto turístico ou próximo à centros e universidades, e é também fundamental que seja um bairro seguro e que tenha opções noturnas, como bares e baladas. Lembre-se que o público jovem costuma aproveitar mais a noite, então segurança e boas festas são fundamentais para o sucesso do hostel. Uma opção extra e bastante lucrativa, é ter um bar próprio, pode ser apenas um freezer vertical com bebidas atrás do balcão de entrada, mas não deixe de ter essa opção. Ela pode te render até mais do que os próprios aluguéis.

E se eu não tenho dinheiro?

Mesmo quando falamos em aluguel e não em compra, o investimento inicial ainda é elevado. Há o próprio aluguel, as garantias que podem ser cobradas (caução, aluguéis antecipados, fiador), e os gastos na empresa, principalmente se for uma casa e você estiver começando do zero (comprar itens, contratar pessoal, investir em propaganda, criação de site, produção de conteúdo).

O custo mínimo, considerando o arrendamento de uma casa e a construção de uma nova empresa, pode ser colocado entre trinta e cinquenta mil reais. Para se arrendar uma pousada pronta, um valor razoável de investimento inicial é cerca de 150 mil reais, a não ser que não haja venda do ponto comercial, nesse caso será um valor muito mais baixo, mas é uma situação difícil de acontecer.

Para quem quer iniciar no ramo da hospedagem, mas não tem absolutamente nenhum capital inicial, ou muito pouco para começar, a moeda de troca não pode ser o dinheiro, mas felizmente existem outras. Como a atitude por exemplo. Ser proativo, ter realmente cara de pau e botar a cara a tapa é o caminho alternativo. Procurar pousadas, conhecer proprietários que não queiram mais o negócio, começar a trabalhar para essas pessoas e mostrar seu valor pode funcionar muito bem.

Existem MUITAS pousadas cujos proprietários não acompanham mais o desenvolvimento tecnológico, já são pessoas mais velhas, cansadas do trabalho, ou simplesmente gente que investiu no negócio e descobriu que não era bem o que queria. Uma nova mentalidade que apareça para resolver esse problema, em troca de um salário no começo, ou participação nos lucros, e futuramente um arrendamento, é um ganha-ganha perfeito para todo mundo. Se você está lendo este artigo e nos acompanhando no Blog ViP, já é um excelente começo!

Quer uma inspiração? Veja como o proprietário do Hostel Solar63 alugou um imóvel e abriu sua própria empresa, com um investimento inicial muito baixo.

Software de gestão hoteleira

Acelere suas reservas

Conheça as soluções tecnológicas essenciais hoje para efetivar suas reservas online, seja em site própria, seja em agências

Dinheiro na mala

Como está o mercado?

Não está fácil. Veja dicas para não cair na armadilha e transformar seu sonho em pesadelo. Tenha uma pousada de sucesso!

Receba conteúdos atualizados

Deixe seu melhor e-mail

Ebook em kindle - gestão inteligente de pousada

Gestão inteligente

Baixe agora o Ebook sobre gestão inteligente de pousadas e hostels. Técnicas e dicas unidas em um material completo e único, totalmente gratuito

Copyright 2021 Viva de Pousada | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Joouna

Preencha o formulário abaixo e receba o ebook gratuitamente