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Aumente suas reservas. Ainda há tempo

Verão chegou!! Para muita gente, momento de colher os frutos de mais um ano de trabalho, os hóspedes estão vindo!

Este ano, como vem acontecendo com frequência nos últimos tempos, tenho recebido mensagens de colegas reclamando do movimento fraco, poucas reservas. Surpreendentemente 2019 para 2020 parece mais assustador do que os anteriores, pelo menos é o que tenho percebido com as mensagens.

Por outro lado, pousadas, hostels e campings na mesma região estão sem vagas há tempos, tudo reservado. Como é possível?

Essa diferença acontece porque o mercado está mudando muito rápido. Com o tempo, vai ficar ainda mais difícil conseguir reservas antecipadas, e só quem acompanhar as novas demandas prosseguirá, enquanto as velhas práticas tendem a sumir.

Mas fique tranquilo, ainda tem tempo! Veja as dicas de última hora para recuperar o movimento na sua pousada e aproveitar a melhor época do ano dos pousadeiros!

Tenha um objetivo claro

Antes de iniciar um plano de ação, você precisa saber aonde quer chegar. Vou dar uma dica para te ajudar a definir este objetivo.

Dentro do marketing digital existe um conceito chamado KPI – Key Performance Indicator. Nada mais é do que um ponto a se mirar, um local para onde todos os esforços devem ser direcionados.

Este conceito é muito legal de se aplicar fora do marketing também, porque para um KPI existir são necessários apenas três requisitos: Ser mensurável, possível e temporal. Veja em detalhes:

Mensurável: É necessário conseguir medir o seu objetivo. Dizer que quer aumentar as vendas não funciona, você precisa dizer o quanto quer aumentar, seja em percentual, seja em valor absoluto. Por exemplo: em vez de ter como objetivo “reservar mais no verão”, você deve mensurar e definir algo como: “fazer uma receita de R$ 30 mil com reservas no verão”. Percebeu a diferença? Agora você tem um número para correr atrás, não é somente um objetivo jogado ao vento. Com um número definido, fica muito mais fácil e mais motivador correr atrás.

Possível: Seu objetivo deve ser possível, não adianta extrapolar e definir algo que não pode ser atingido. Prefira ter um número razoável, mas que seja atingível, do que um número exorbitante que te fará desistir do projeto na metade do caminho.

Temporal: Defina um limite de tempo. Já temos um número (30 mil reais) e este número é possível, agora determine até quando você deve chegar nele. Como as reservas do nosso exemplo incluem o verão, você pode definir o período de um mês.

Veja como fica um KPI mensurável, possível e temporal:

“Fazer uma receita de 30 mil reais com reservas efetivadas até dia 25 de janeiro de 2020”

Com esse objetivo em mente, todas as suas ações devem ser direcionadas ao cumprimento do KPI.

30 mil em um mês é uma média de mil reais por dia, portanto, em três dias você já deve ter efetivado três mil reais em reservas. Se estiver abaixo, mude a estratégia, passe mais tempo acordado, trabalhe mais, resolva seu problema. Foque na meta em todos os trabalhos da pousada e acompanhe os resultados de perto.

Ofereça café da manhã e Wi-Fi

Café da manhã e Wi-Fi foram os serviços considerados os mais buscados pela maioria dos hóspedes, em uma pesquisa feita pela revista hotéis.com.

Quem trabalha na área nem precisa de pesquisa, já sabemos que praticamente todo hóspede pergunta por esses dois itens antes de reservar. Não perca reservas por não oferecer eles, independente da barreira que exista, você deve se adequar ao mercado!

Wi-Fi é um desafio em determinadas regiões do país, onde sabemos que serviços de qualidade tendem a demorar mais por questões de logística e demanda insuficiente de mercado. Caso sua pousada esteja em uma área onde já existam provedores bons de internet, não tem desculpa! Colocar internet hoje é um investimento muito baixo e você precisa adequar sua hospedagem para ontem!

Veja dicas de como ter uma internet de qualidade aqui

Café da manhã pode precisar de uma adequação de ambiente, além de cuidados para não cair na malha fina da vigilância sanitária.

Se a sua pousada não tem a estrutura necessária, não se preocupe em investir muito agora para se adequar e oferecer o café da manhã. Porém, não deixe de oferecer! Faça algo simples que seja, um café preto, sucos naturais, um bolinho caseiro, doces e pães frescos da padaria local. Jamais deixe seu hóspede ter a função de fazer o desjejum, isso é obrigação da pousada. Quer dizer, não encare como obrigação, mas saiba que não oferecer o café certamente te dará muito mais prejuízo do que se oferecer.

Use as redes sociais

Estar presente nas redes sociais pode te dar mais resultados do que aparecer nas pesquisas do Google. Muitos hóspedes buscam por locais no Instagram, através das hashtags, como por exemplo #pousada e #santacatarina.

Criar uma página no Facebook e uma no Instagram é algo simples de se fazer e, o mais importante, é de graça!

Na minha pousada, o Facebook é o segundo maior gerador de reservas, as pessoas gostam da facilidade de clicar na mensagem e falar diretamente com a gente, tirar suas dúvidas e, se ganharem um bom atendimento, fazer a reserva.

Aceite PETS

Assim como café da manhã e WiFi, a busca por hospedagens que aceitem PETS também vem crescendo.

Essa dica não serve para todos, naturalmente se você não gosta de animais, ou tem problemas alérgicos, ou se não tem estrutura para recebe-los (como é o caso de hostels por exemplo), não há o que fazer.

Fora as condições acima, procure pensar na possibilidade de aceitar os bichinhos, é um mercado que está crescendo e um diferencial que pode te garantir mais reservas.

Veja no nosso artigo sobre o tema como você pode estruturar sua pousada para receber os pets adequadamente.

Tenha um site

Esta dica não funciona para o momento, já que este artigo é sobre ações de última hora para te ajudar a reverter as dificuldades em gerar reservas. Porém, não posso terminar o artigo sem colocar essa pulga na sua orelha.

Ter um site te dará inúmeros benefícios, e o preço que se cobra hoje no mercado é baixíssimo se comparado com poucos anos atrás. Isso porque a tecnologia se desenvolveu, hoje a maioria dos sites são desenvolvidos em plataformas chamadas CMS, que são basicamente templates prontos. O desenvolvedor não precisa mais criar códigos difíceis e demorados. Na verdade, a grande maioria dos criadores de sites hoje nem sabem desenvolver códigos. São profissionais que aprenderam a mexer nesses templates prontos e é basicamente o que eles farão por você, por isso o preço está tão baixo.

Um site é a cara da sua empresa, é o primeiro que aparecerá no Google quando digitarem o nome da pousada, é seu cartão de visitas online feito de maneira profissional. Além de profissionalizar seu comércio online, você sairá na frente dos concorrentes rapidamente, porque – pasmem – quase ninguém tem um site próprio. Em pleno 2020!

Enquanto redes sociais e agências online, como Booking, Airbnb e Expedia, mostram centenas de milhares de opções para os usuários, o seu site mostrará apenas você. Acredite, depois de um tempo no ar, o site próprio ganha uma vida orgânica impressionante, inúmeras reservas começam a vir por lá. Sem você precisar fazer nada (apenas, claro, dar um bom atendimento a quem enviar mensagens de reservas e dúvidas).

Concluindo…

Apesar de dizerem que não existe receita de sucesso, ela existe sim. Existem inúmeras, e este artigo é uma delas. Em uma receita de bolo, caso você não consiga entender qual é o ponto ideal da clara em neve, não vai conseguir deixar o bolo macio e sem batumar. A receita de sucesso é exatamente igual. Você talvez não conheça o ponto da clara em neve, mas se seguir bem o passo a passo, algum resultado obterá, e com o tempo acertará o ponto e conseguirá excelentes resultados por conta própria, ainda melhores do que os da receita! Só precisa seguir as dicas e fazer acontecer.

Agora, vá nas suas redes sociais, divulgue que aceita cachorros, que tem café da manhã e WiFi.

Veja sua meta.

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