A declaração da movimentação diária de hóspedes é obrigatória no Brasil e deve ser realizada através do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes. O sistema foi criado pelo Ministério do Turismo – MTur, e é regulamentado pela lei Lei 11.771/2008 e Decreto 7.381/2010, além da portaria nº 177/2011 e 2016/2012.
Essa ficha será encaminhada para o MTur com todas as informações de seus hóspedes. Para ajudar em sua leitura e navegação na página, clique abaixo no tópico que mais lhe interessa:
Também conhecida como SNRHos, é o sistema pelo qual os donos de hospedagens fazem o cadastro de seus hóspedes por meio da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. O preenchimento é realizada pela forma eletrônica no momento do check-in, e o envio será automático, o que facilita muito mais para os hoteleiros, pois antes o envio era feito pelo correio.
A partir disso será gerado automaticamente pelo sistema o Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) e ficará disponível para o proprietário após um mês com as informações de cada período mensal. Esses dados serão arquivados e disponíveis num período de 5 anos, após isso serão apagados.
A partir dessas informações, o Governo fará o mapeamento do perfil dos turistas, de acordo com os dados que você inseriu no sistema, que servirão como base para criação de políticas públicas voltadas para o turismo.
É obrigatório verificar a regularização de sua hospedagem no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br ), caso você não saiba o que é ou como funciona, temos um post preparado pra você: Cadastur, o que é? como funciona? Saiba como se cadastrar.
É possível utilizar o sistema no modo on-line diretamente no site, ou pelo Software webservice de maneira off-line – apenas para o registro e posteriormente o envio será realizado pelo sistema normalmente. A opção offline é mais indicada para quem não tem um bom acesso à internet, se esse não é o seu caso, é recomendado fazer pelo sistema online, pois é muito mais simples.
Se seu meio de hospedagem já possui um sistema de gestão próprio e você pretende continuar usando, deverá integrá-lo ao SNRHos por meio de webservice conforme manual de integração disponibilizado pelo MTur. Veja mais detalhes no próximo tópico.
Antes de iniciarmos o passo a passo para a utilização do sistema, devemos lembrá-los que o seu empreendimento deverá estar regularizado e cadastrado de acordo com a norma que rege o cadastro pelo site www.cadastur.turismo.gov.br, só assim você terá acesso ao sistema SNRHos, pois os dois utilizam o mesmo login e senha.
Não sabe o que é o Cadastur, confira aqui o post que a Equipe ViP fez explicando de forma bem fácil: Cadastur: Sua hospedagem precisa fazer.
Se você já possui ou sabe o que é, continue com a leitura. A forma de acesso poderá ser feita de três formas:
1) Subsistema on-line do MTur.
Pelo sistema online, a transmissão de dados é imediata. Entre com seu CPF cadastrado no sistema CADASTUR, clicando aqui.
A senha inicial será “123456789” apenas para o primeiro acesso, após isso, será necessário o cadastramento de uma nova senha de uso pessoal por parte do prestador.
Logado, irá lhe aparecer uma tela de cadastro. Preencha os dados do hóspede no momento do Check-in, os dados serão salvos e enviados de forma imediata para o órgão do turismo.
Se você tiver dúvidas em inserir as informações, utilize o manual realizado pelo Ministério do Turismo de forma detalhada, o manual está disponível em duas versões: Cadastro feito pelo Gerente ou pelo Operador da hospedagem.
2) Subsistema on-line do Meio de Hospedagem que poderá ser integrado via webservice ao sistema do MTur.
Para aqueles que já possuem um sistema de gestão próprio, poderão integrá-lo ao Sistema Nacional de Registro de Hóspedes. A transmissão deverá ser diária, ou seja, ao menos uma vez por dia você deverá estar fazendo o envio das Fichas para o Sistema.
Através dos links abaixo você pode acessar o manual técnico para fazer a integração com o seu software de gestão. Apesar de possuir passo a passo, aconselhamos que esse processo seja realizado por um profissional na área de TI.
3) Software off-line
Utilizando o Software fornecido pelo MTur, que poderá ser feito o download através deste link, o proprietário poderá fazer um arquivo de texto em seu computador e anexar depois ao sistema, ou fazer upload diretamente no sistema até o décimo dia do mês subsequente.
Lembrando, essa última opção é aconselhada para aqueles que não possuem um bom acesso à internet, as opções online são mais indicadas
Também é disponibilizado o manual de utilização do sistema na forma off-line pelo MTur, e poderá ser acessado clicando aqui.
RELATÓRIOS ESTATÍSTICOS
Após o processamento dos dados, o Ministério do Turismo será responsável em disponibilizar os seguintes relatórios:
Esses relatórios estarão disponíveis através do link abaixo:
http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/home.html
São de livre acesso, sem a necessidade de login para baixar o conteúdo.
Espero que esse artigo lhe tenha sido esclarecedor a respeito da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.
Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter e fique mais informado sobre hotelaria e turismo pela Equipe ViP.
O conteúdo tratado nesse post foi mais informativo e com certeza não lhe convenci a respeito da importância de realizar o cadastro dos hóspedes de forma detalhada. Agora, será que realizar o mapeamento do perfil dos hóspedes da sua hospedagem lhe trará algum benefício? A resposta da nossa equipe ViP é sim! quer saber mais, leia o artigo Porque e como cadastrar hóspedes e aprenda a lucrar usando seu próprio sistema de cadastro.
Espero que esse artigo lhe tenha sido esclarecedor a respeito da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.
Conheça o sistema do Ministério do Turismo que toda hospedagem no Brasil precisa ter. A Lei fala em multa para quem não se cadastra.
Entenda os principais motivos pelos quais você precisa fazer o cadastro de hóspedes. Você cumpre a lei, vende mais e economiza!
Deixe seu melhor e-mail
Baixe agora o Ebook sobre gestão inteligente de pousadas e hostels. Técnicas e dicas unidas em um material completo e único, totalmente gratuito
© 2024 Viva de Pousada. Built using WordPress and the Highlight Theme
Preencha o formulário abaixo e receba o ebook gratuitamente