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Pousada dá lucro?

Ter uma pousada é um sonho de grande parte das pessoas, ouço muito isso de tantos hóspedes que vem e vão todos os dias (inclusive foi um dos motivos para a criação do Blog ViP).

Não apenas hóspedes, como funcionários, familiares, voluntários e amigos comentam sobre a magia que existe na ideia de trabalhar com hospedagem. Ter seu próprio negócio, morar em um local tranquilo onde as pessoas pagam para estar e descansar, lidar com clientes felizes, de férias, alguns mochileiros, gente de todas as partes do mundo, com tantas histórias de vida para contar e passar o fim de tarde na rede, admirando o pôr do sol. É realmente mágico!

Certa vez, um voluntário da minha pousada, muito jovem, recém-formado na escola e viajando para ganhar autoconhecimento e decidir sobre seu futuro, comentou que estar ali havia sido algo decisivo para ele. Ele decidira que, o que realmente queria, era ter a sua própria pousada. Suas palavras foram: “É meu sonho de vida, você fica só de boa…”

Espere! Fica só de boa? Esse comentário chamou a minha atenção, será que aquele voluntário não estava enxergando bem?

Estávamos no inverno e em obras, os voluntários trabalhavam apenas quatro horas por dia e quatro dias por semana, mas era um trabalho intenso, cansativo e pesado. Mesmo que as horas e os dias de folga fossem longos, enquanto o voluntário aproveitava sua folga na praia, eu continuava na pousada seguindo o ritmo intenso. E eu ainda estava lá quando ele retornava. Acredito que os longos períodos de descanso na praia o faziam pensar que isso era ter uma pousada, trabalhar quatro horas, quatro dias, e descansar o resto do período, mas a realidade é bem diferente!

A ideia de “ficar só de boa” tem dois erros. Primeiro que não é a realidade, pois ter uma hospedagem é, antes de qualquer coisa, ter uma empresa. Segundo que essa ideia é uma armadilha por si só, viver sua vida só de boa, principalmente se você é jovem e cheio de vida pela frente, é um tiro no pé. A vida precisa de movimento! Essa situação funciona apenas no caso de uma pessoa aposentada, com décadas de vida dedicadas ao trabalho, e uma grande quantia de dinheiro que será investida em uma pousada nova, com estrutura nova e um quadro de funcionários com alta folha de pagamento, que administrarão a pousada enquanto o proprietário curte sua aposentadoria. Não é o caso da maioria das pessoas.

Portanto, antes de levar seu sonho adiante, é muito importante entender que dono de pousada não é hóspede, mas empresário. E empresário trabalha muito!

Dentro do ramo de hospedagem, acredito que como a maioria dos ramos, mas hospedagem é o que eu conheço bem e posso falar, existe uma enorme quantidade de pessoas frustradas. Os perfis clássicos são dois: o primeiro é o investidor que aplicou toda a sua poupança no novo negócio, não está tendo retorno e agora tem um alto investimento parado e difícil de passar para frente. O segundo é o dono de hospedagem nativo, quer dizer, aquela pessoa que tem sua pousada porque a família está há anos no local, lucrou alto com o crescimento econômico do Brasil nas três últimas décadas e agora não lucra mais. A concorrência aumentou demais, o turista não tem mais tanto dinheiro, conseguir reservas é cada vez mais difícil e os custos não reduzem. Em outras palavras, é o profissional mal-acostumado por tantos anos de fartura.

Aparentemente são sinais ruins, não vale a pena investir em hospedagem no Brasil com essa realidade. Eu já discordo, acredito que o momento de investir é excelente!

Pense por este prisma: Em um mercado com tanta gente frustrada e sem vontade de fazer acontecer, ou que simplesmente acreditam que a culpa é desse ou daquele político e aceitam os fatos, o espaço para o empreendedor é enorme. O turismo sempre vai existir, o que irá acontecer nos próximos anos é que o mercado irá se remodelar, novos profissionais vão tomar o espaço existente, com vontade de trabalhar, com novas ideias, atendimento diferenciado e melhor qualidade de serviços. Você pode ser um desses profissionais (desde que não queira ficar só de boa).

Em uma conversa com um colega, também proprietário de pousada, ele comentou que havia apagado seu número de What’sApp de todas as divulgações da pousada, porque não aguentava mais receber mensagens no telefone. Poucas semanas depois, nos encontramos na fila do caixa do mercado, ele perguntou sobre o movimento e eu respondi que estava muito bom, pousada cheia. Então ele comentou que estava fraco para ele, poucas reservas, e terminou reclamando do mercado e dos aplicativos de reserva que alugam quartos de maneira informal. Conseguiu perceber o erro? Detalhe: a pousada dele é muito mais bem localizada que a minha.

Quem é dono de hospedagem não pode achar chato receber muitas mensagens no celular. Ok, é muito chato, mas você não pode simplesmente parar de responder ou apagar o número nas divulgações. Hoje, What’sApp, Facebook, Instagram, são os principais meios pelos quais as pessoas fazem suas reservas diretas, que são as reservas feitas em contato com a hospedagem, sem o intermédio de uma agência online como Airbnb. Além de preferirem esses meios, os hóspedes esperam que a resposta seja breve, no máximo alguns minutos. Lembro que há poucos anos eu passava horas apenas para responder e limpar a caixa de entrada do e-mail da pousada, hoje quase não chegam mais e-mails. O celular, em compensação, chama sem parar!

O mercado de hospedagem não está ruim, pelo contrário, está excelente e cada dia melhor! A diferença é que o mercado está mais exigente. Não adianta mais apenas arrumar as camas, colocar uma placa bonita na frente da pousada, atender os telefonemas e esperar os hóspedes, hoje o anfitrião precisa de mais! Ter um site bonito, estar em todas as redes sociais e postar com frequência, responder seus hóspedes em tempo razoável, ser altruísta, gostar de atender pessoas, trabalhar muito, ser o exemplo da sua equipe de funcionários/voluntários e, principalmente, responder o What’sApp!

Como uma enorme parte dos proprietários quer ficar de boa, aqueles que não se contentam apenas com isso têm todo um mercado de oportunidades à sua frente. Acredite, tem realmente muito espaço no mercado! Ter uma pousada dá lucro? Sim, dá lucro. Tem turista, tem dinheiro no mercado, só depende de o proprietário ter vontade e fazer acontecer.

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