Worldpackers é uma plataforma que coloca empresas de hospedagens do mundo todo, mas principalmente Brasil e América Latina, em contato com viajantes que querem se hospedar em troca de trabalho. As regras da troca são estabelecidas por cada hospedagem, como por exemplo quantas horas de trabalho, funções do voluntário, se as refeições são incluídas e quais as limitações dos voluntários dentro da empresa e no relacionamento com hóspedes.
Há mais de 20 anos tenho pousada e sempre houve viajantes que oferecem esse tipo de troca. O que os sites como Worldpackers oferecem é a possibilidade de termos voluntários de maneira programada, já que dia de chegada e saída de cada um é definido, às vezes, com meses de antecedência, e há um calendário no site para não nos perdermos no mar de pessoas indo e vindo a cada semana.
Estou no Worldpackers há pouco mais de dois anos e recebi mais de cem voluntários pelo site neste período. Há vantagens e desvantagens em usar o site, e é importante também prestar atenção no risco em descumprir a legislação trabalhista ao usar voluntários em organizações com fins lucrativos. Bom, empreender no Brasil já é praticamente contra a lei, até aí nada que assuste a nós pequenos empresários. Contarei um pouco sobre minha experiência com a plataforma, ressaltando os principais pontos positivos e negativos e se vale a pena trabalhar com um programa de voluntariado estruturado.
Uma curiosidade sobre o Worldpackers é que ele é basicamente todo construído para atender hostels e não pousadas. Muitos voluntários fazem a aplicação descrevendo o quanto eles podem ajudar “no meu hostel”, mesmo que toda a descrição e o título do meu anúncio tenham a palavra “pousada”. Fico até contente quando um voluntário aplica falando da pousada! Claro que é apenas uma brincadeira, até porque uma grande parte dos voluntários aplica para inúmeros anúncios ao mesmo tempo (o número de aplicações é uma informação que aparece para o anfitrião) e não devemos esperar que cada contato seja direcionado. A maioria copia e cola o mesmo texto. Isso acontece porque, infelizmente, uma grande parte dos anfitriões simplesmente não responde os contatos, ou demora dias para responder, o que é uma falta de respeito com os viajantes. É uma das reclamações mais frequentes dos voluntários na minha pousada, mas basta visitar os perfis dos anfitriões para ver como as taxas de respostas são baixas.
Portanto, minha primeira dica é: Quer que o voluntariado na sua pousada funciona bem? Comece respeitando os voluntários.
Outra informação interessante e talvez bastante intuitiva, é que a sua relação com o programa tende a ir melhorando com o tempo. Na verdade, há uma grande chance de começar muito mal! E você precisa ter paciência no início. Por exemplo, não podemos confundir voluntário com funcionário, o que acaba sendo uma confusão natural quando começamos a usar a plataforma, já que existe todo um processo seletivo com aplicação para a vaga, conversa prévia, análise de perfis, exatamente como uma contratação padrão.
Há uma diferença de perfil, o voluntário geralmente tem uma melhor educação, é de classe média ou alta, fala mais de um idioma, segue tendências como alimentação vegana e minimalismo, tem pouca proatividade, é preguiçoso e mimado. Já os funcionários têm mais facilidade com trabalhos braçais, mais experiência de vida e mais proatividade. A maioria vem de classe baixa e não evoluiu muito na escolaridade.
Em geral os voluntários também são mais novos, raramente passam dos 30 anos. De maneira geral, são perfis totalmente diferentes, portanto é importante pensar em trabalhos e áreas distintos para funcionários e voluntários. Limpeza de quartos, por exemplo, é algo que precisa ser feito por quem entende do assunto, e por alguém de muita confiança do proprietário da hospedagem, já que será uma das primeiras impressões do hóspede. É bastante arriscado deixar um trabalho como esse nas mãos de alguém que está apenas de passagem, sem qualquer vínculo com sua empresa.
Essa confusão pode acontecer no início do uso do Worlpackers, digo isso porque foi uma situação pela qual eu passei e um estresse que não desejo para ninguém! Meu maior erro foi tirar funcionários de funções estratégicas da pousada e tentar economizar substituindo por voluntários, definitivamente não funcionou. Mas como eu disse, a tendência é melhorar com o tempo, aos poucos nos acostumamos com a agenda de voluntários, criamos funções específicas e regras do programa, aprendemos a recepcionar os novos Worldpackers e a nos acostumar com as despedidas. Mentira, não nos acostumamos (embora, não conte para ninguém, mas um ou outro ficamos felizes quando partem).
Agora vou falar um pouco sobre a ferramenta em si. O Worldpackers, além do site, tem um aplicativo por onde o anfitrião pode conversar com voluntários, aceitar e recusar aplicações e ver informações básicas dos perfis. Cadastrar-se no site não é cobrado para anfitriões, apenas para voluntários, que pagam uma anuidade para que sejam liberados de contatar as pousadas e hostels.
A ideia é ótima e vem crescendo rapidamente, mas o site tem muitas falhas que precisam ser comentadas. Falarei sobre cada uma contando casos reais na minha pousada.
A primeira de todas é que o Worldpackers não faz nenhuma averiguação sobre os anfitriões cadastrados, e muito menos de voluntários (já que eles que pagam), o que abre um leque enorme para fraudes e golpes. Na minha pousada houve um voluntário que tinha algumas atitudes suspeitas, e acabamos descobrindo que ele era um golpista e estava cheio de processos nas costas, toda a história bonita de vida que ele contava para a equipe, para mim e para os hóspedes, era mentira. Alertei o site, mas nada aconteceu. O mais grave é que, meses depois, uma voluntária da minha pousada estava se despedindo e comentou que havia algo estranho sobre o local onde ela estaria indo, por alguma razão ela fora a única voluntária aceita lá, todos sempre recusados. Fomos atrás e descobrimos que o anúncio era do golpista, era um anúncio falso e podemos apenas imaginar quais eram as intenções dele com a menina (linda de dar inveja). Ela alertou o Worldpackers, eu liguei várias vezes, outros voluntários ligaram quando avisamos sobre a situação, mas nada foi feito. O anúncio dele continua no ar.
Já tive um problema de roubo na pousada, um pequeno grupo de voluntários criou um tipo de sistema para furtar itens da cozinha, principalmente bebidas alcoólicas. Eu descobri o caso, fiz boletim de ocorrência, consegui imagens e até uma confissão, juntei tudo e mandei para o Worldpackers para justificar as avaliações ruins que eu iria fazer para os ladrões. O site me deixou avaliar mal, mas se recusou a excluir os perfis. Recentemente verifiquei como estão os perfis dessas pessoas, e o Worldpackers retirou as minhas avaliações. Infelizmente são os voluntários que pagam para o site, e é nítido que as decisões tomadas pela plataforma são para manter o máximo de cadastros possíveis, independente de quem sejam, ou independente de serem locais reais ou não.
Por último, comentarei dois erros na plataforma. Um deles é a facilidade de se roubar contas de anfitriões, que ocorreu comigo quando um conhecido ligou para o Worldpackers pedindo acesso à minha conta, a meu pedido. Para nossa surpresa, o site enviou um novo acesso para o e-mail que ele passou sem absolutamente nenhuma verificação. Ele conseguiu acessar a conta, mudar a senha e o e-mail e passou a responder as aplicações, isso em pleno verão onde chegavam cerca de dez aplicações por dia. Poderia facilmente ser alguém mal intencionado, se passando por mim e respondendo em nome da minha pousada.
O segundo erro da plataforma é sobre o aplicativo. Uma voluntária estava trabalhando comigo e começou a responder as aplicações para mim, ela fazia isso do próprio celular. Quando chegou a hora de ela ir embora, eu mudei a senha, mas ela continuou com acesso. Em contato com o Worldpackers, responderam que era algo que não deveria acontecer e que iriam verificar, então eu decidi fazer o teste. Acessei a plataforma de outro celular meu, mudei a senha pelo computador e estou esperando o acesso do celular ser bloqueado. Este mês faz 9 meses e o celular continua com acesso.
Já falei sobre furtos, golpista, boletim de ocorrência e erros no site, talvez você tenha ficado um pouco assustado com a leitura, mas se lembra que lá no início eu disse que já uso o Worldpackers há mais de dois anos? Isso porque as situações ruins descritas aqui são apenas casos isolados, mas ainda assim preciso descrevê-las para deixar o texto honesto, e evitar que anfitriões calouros passem pelos mesmos problemas.
Respondendo o título do artigo, ter um programa de voluntariado vale muito a pena sim, seja ele via Worldpackers, ou outro site como Workaway.info, ou de maneira direta feita por sua própria pousada, através de anúncios das vagas no Instagram por exemplo. Os voluntários trazem uma energia boa para o ambiente, geralmente são jovens cheios de ideias novas, ambiciosos, e que podem criar um vínculo forte de amizade com você e também com os hóspedes da pousada, já que eles vivem os dois mundos, trabalham em meio período e são hóspedes no restante do tempo.
O programa pode funcionar muito bem e isso só depende do anfitrião. Como qualquer empresário, é preciso gostar de pessoas e ao mesmo tempo ter punho firme quando precisar. É preciso dar o exemplo, ser o primeiro a acordar e botar a mão na massa, ensinar na prática como se faz, ter empatia para ajudar o aprendiz a evoluir no mundo real, ter humildade para entender que muitas vezes o aprendiz é você, e ter frieza para decidir mandar alguém embora quando necessário. Se você lida com muita gente ao mesmo tempo, infelizmente essas decisões virão eventualmente.
O Worldpackers ajuda no processo e sem dúvida recomendo, assim como recomendo o Workaway. Há ainda muitos erros a serem corrigidos, mas é algo novo no mercado e se os erros não forem resolvidos pela plataforma, serão corrigidos por um concorrente que logo perceberá a oportunidade e ganhará mercado. É a lei da economia!
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