Um dos problemas de rotina de donos de empresas de hospedagem é a educação, ou a falta de educação de alguns hóspedes no quesito limpeza da cozinha. Clientes que não lavam suas louças, não guardam adequadamente, ou não limpam os itens que usaram e deixam gordura no fogão, nas mesas, na bancada.
O problema mais complicado é nos hostels, onde a cultura de viagem inclui exatamente o uso de cozinha para economizar na alimentação, porque esse é o perfil do viajante que se hospeda em hostel, seja ele mochileiro, nômade digital, estudante universitário ou apenas alguém de perfil jovem que procura hospedagem mais barata (perfil jovem não significa tempo de vida jovem).
Qualquer dos hóspedes acima pode ser mais bagunceiro ou mais organizado, não há como adivinhar ou se ater a determinados tipos de pessoas.
Se não há como determinar quais deixarão seu hostel mais organizado, então como se prevenir e manter a limpeza? Há um jeito! Você de fato não pode controlar outras pessoas, mas pode controlar a si mesmo.
A dica que vou dar aqui funciona para muitos amigos que têm hostel. Dependendo da forma como você ler e interpretar, pode não gostar do que falarei, mas saiba que é algo perfeitamente íntegro e honesto, desde que você aplique algo chamado de Princípio da Reciprocidade.
Reciprocidade é a vontade de devolver para alguém algo que esse alguém fez para a gente, e pode ser tanto para coisas boas como para coisas ruins. Por exemplo, se um colega te convida para o aniversário do filho, você meio que se sente obrigado a convidá-lo também quando for aniversário do seu filho. Isso é reciprocidade, a gente tende a querer compensar as pessoas por algo que elas fizeram pela gente. É um princípio amplamente conhecido no meio corporativo, principalmente pelos estudos de marketing e finanças elaborados nos livros e artigos do psicólogo israelense e Prêmio Nobel Daniel Kahnemann.
Como empresário, você precisar conhecer e agir sob o princípio da reciprocidade. Tanto seus hóspedes como seus funcionários irão agir exatamente de acordo com suas atitudes, assim como uma equipe segue um líder. Mesmo seus clientes te consideram um líder, pois estão hospedados em seu local. Nós somos animais sociais, a gente automaticamente tende a seguir as regras de um líder, ou de um proprietário de um local onde estamos hospedados, mesmo que estejamos pagando por isso.
Agora que você já sabe que precisa aplicar a reciprocidade, vou explicar como manter seu local limpo.
Pode parecer um pouco forçado, mas a melhor forma de manter seu ambiente limpo é mantê-lo limpo. Quando seus hóspedes adentrarem em um local organizado, cheiroso, higienizado, existe uma tendência enorme de eles manterem dessa forma. É apenas uma tendência, não uma regra. Agora, se os hóspedes entrarem num local sujo, a tendência de deixarem sujo ou sujarem mais é muito maior! Será muito difícil um cliente seu limpar um ambiente que não fora entregue limpo para ele, a não ser que você seja um anfitrião MUITO legal.
Quando você mesmo é alguém organizado e trabalha para manter sua empresa limpa, seus hóspedes e seus funcionários perceberão isso e farão o possível para te ajudar. Uma cozinha organizada tem locais certos para panelas, pratos, talheres, tem panos de prato secos e cheirosos disponíveis, tem um piso claro e seco, um fogão translúcido e com zero marca de gordura nas bocas ou nas tampas de vidro.
Sabe quem é responsável por essa limpeza? Pois é, não há como fugir, é você mesmo. Mas não se preocupe, todas as pessoas a sua volta irão perceber o seu esforço e farão o possível para te ajudar. Parece até mágica, mas funciona perfeitamente! De repente você está andando por perto da cozinha e escuta por tabela um hóspede seu dando bronca em outro, porque não organizou os itens da maneira correta.
Funciona sempre? Infelizmente não, acontecerão momentos em que você terá um grupo de hóspedes mais bagunceiros, despreparados, filhinhos de papai e eles até sentem vontade de te ajudar pela reciprocidade, mas não é da natureza deles fazer isso e simplesmente não farão porque não é assim que eles são, mesmo que possam ser pessoas maravilhosas e de coração enorme.
Nessa situação, você ainda continua sendo o responsável e deve limpar a sujeira alheia, não há o que fazer. São ossos do ofício de quem escolhe a vida de anfitrião.
E agora vem a saída polêmica que comentei acima, mas funciona! O que estou dizendo aqui, que você é responsável e tem que se virar, é um discurso que você pode usar também para seus funcionários ou voluntários. Se eles sabem que a cozinha deve permanecer limpa e o hostel tem suas regras próprias de organização, eles mesmos farão o trabalho de educar os hóspedes e, caso precise, correr atrás do bagunceiro e mandar limpar. Afinal, caso contrário, serão eles que deverão fazer essa limpeza extra.
É claro que é polêmico e, da forma como está escrito, dá até uma sensação de raiva, não dá? Pois é, seu funcionário ou voluntário também sentirá essa raiva e talvez não siga suas orientações, porque você está apenas mandando. Agora, caso você aplique o princípio da reciprocidade, suas orientações serão seguidas à risca e sua cozinha estará sempre limpíssima!
E como fazer isso? Trabalhe! Entenda que seu negócio é sua obrigação e somente sua. Mesmo que você repasse ordens para subordinados, você sempre será o responsável por tudo. Se você abriu um negócio para “não precisar seguir ordens”, “não precisar trabalhar”, ou se você simplesmente recebeu seu hostel de herança e só quer ganhar uma graninha fácil no negócio da família, sinto dizer que sua cozinha ficará suja. Pode brigar à vontade com hóspedes e funcionários.
Eles uma hora seguirão seu caminho.
E você continuará com sua cozinha suja.
Por outro lado, se você entender que, como líder, é o único responsável em manter sua empresa organizada, a coisa simplesmente acontece, é incrível! Todos automaticamente tenderão a manter a cozinha limpa e a seguir as ordens impostas por você como dono. E quando aparecer o grupo mais bagunceiro, você terá deixado bem claro aos subordinados que, caso apareça sujeira, eles deverão limpar. Então fique tranquilo que, mesmo que seus funcionários não tenham o perfil de liderança e empreendedorismo que você tem, eles também não querem limpar a sujeira alheia e irão te ajudar. Desde que, claro, eles acreditem que você mereça isso.
O aprendizado que tivemos e continuamos tendo na incomparável luta para sobreviver em meio à Pandemia do Covi-19
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